ANTES DE VIAJAR

Fixe as etiquetas em sua bagagem, contendo seus dados como nome, endereço, contatos telefones, para facilitar a localização do proprietário da bagagem. 

Tire fotocópias das primeiras páginas do seu passaporte e dos vistos necessários. Guarde os em um local diferente dos documentos.

Tire cópias frente e verso de todos os cartões de créditoS que levar para viagem. É importante em caso de extravio ou roubo para comunicação imediata com as centrais de atendimentos e a precisão nos cancelamentos.

Leve em sua bagagem de mão: Dinheiro, objetos de valores, toda documentação para viagem e os medicamentos de uso, receita médica para medicamentos com tarjas vermelha e preta. 

 

SE VOCÊ ESTÁ FORA DO SEU PAÍS, O SERVIÇO CONSULAR DO BRASIL PODERÁ AJUDAR:

Os consulados brasileiros existem para prestar assistência a cada compatriota como:

·         Proteger no país estrangeiro, os interesses e direitos dos cidadãos brasileiros, desde que estejam de acordo com as leis               brasileiras e locais;

·         Aconselhar os brasileiros com problemas legais e jurídicos;

·         Agir na qualidade de notário e oficial de registro civil, efetuando procurações, testamentos, registros de nascimentos,                  casamentos, óbitos e alistamento militar de brasileiros, bem como a legalização de documentos estrangeiros a

         serem utilizados no Brasil;

·         Expedir passaportes e vistos de entrada no Brasil para estrangeiros;

·         Auxiliar os brasileiros necessitados perante tribunais e demais autoridades estrangeiras;

·         Auxiliar na localização de cidadão brasileiro;

·         Proporcionar a assistência cabível ao cidadão que esteja em dificuldades (doença, acidente, roubo, processo judicial,                   prisão etc.);

·         Promover, quando for o caso, a repatriação de cidadão brasileiro desvalido;

·         Agir na qualidade de Juiz Eleitoral quando houver eleições no exterior e receber, em nome da Receita Federal,

          declaração de Imposto de Renda de brasileiros domiciliados no exterior.

ANTES DA PARTIDA

Verifique se é necessário visto para os países que você irá visitar, e se o seu passaporte têm validade de no mínimo 6 meses. Não se esqueça, porém, de que a inexistência de visto obrigatório não será permitido a admissão no país e que, nos casos em que é necessário o visto, este é apenas a EXPECTATIVA DE DIREITO. Por isso, as autoridades da imigração do país no qual você estiver ingressando podem, eventualmente, negar sua entrada. Para evitar problemas, responda com seriedade e atenção as perguntas que o oficial de imigração lhe fizer.

O Consulado, não têm competência para alterar decisões das autoridades de imigração.
Lembre se que, embora alguns países não exijam visto para turistas, se você estudar, trabalhar ou residir permanentemente, precisará de um visto específico concedido pelo Consulado Estrangeiro no Brasil. Mesmo aqueles países para os quais não seja necessário visto podem exigir quantia mínima para ingresso e custeio de sua viagem de turismo. Informe se no Consulado estrangeiro antes de partir.

Procure sempre viajar com uma cópia autenticada de seu passaporte, deixando o original em lugar seguro. 

 

 

MOEDAS ESTRANGEIRAS

 

Consulte seu agente de viagens, onde adquirir e qual tipo de moeda necessária para o País que ingressará viagem.