top of page

Pax
Abreviatura usada para designar "passageiros".

​

Voucher
É o documento entregue ao passageiro com todas as especificações dos serviços turísticos adquiridos, com a discriminação dos serviços contratados.

​

Vôo regular
Voos operados regularmente pelas Cias Aéreas.

 

All inclusive 
Tudo incluído. Hotel que inclui na diária as bebidas, refeições (café da manhã, almoço, jantar e refeições intermediárias) e entretenimento.

​

Ballroom 
Salão de baile, festas, eventos, congressos.

​

By night
É o passeio noturno, geralmente inclui ingresso a casas de shows ou visita a pontos turísticos.

​

City tour 
Passeio turístico por uma cidade, geralmente a bordo de ônibus/micro-ônibus, com guia local.

​

Code sharing
É o voo compartilhado, entre duas ou mais companhias aéreas. Pelo acordo, passageiros que adquiriram passagem aérea de uma determinada empresa, podem embarcar no vôo de outra. Uma Companhia cede assentos para a outra conveniada acomodar seus passageiros.

​

Day use
É a utilização parcial de uma diária hoteleira.  Muito utilizado em hotéis próximos a aeroportos para passageiros em trânsito (aguardando conexões em horários mais distantes).

​

Early check in 
Entrada do hóspede ao hotel em horário anterior ao permitido, é uma tolerância que pode ou não ser concedida, quando há disponibilidade, sem cobrança de ônus ao hóspede.

​

Late check out

Saída do hóspede do hotel em horário superior ao permitido, é uma tolerância que pode ou não ser concedida, quando há disponibilidade, sem cobrança de ônus ao hóspede.

 

MAP

Meia Pensão, diária do hotel que inclui duas refeições (café da manhã, almoço OU jantar)

 

FAP

Pensão completa, diária do hotel que inclui três refeições (café da manhã, almoço e jantar)

Fitness center 
Na hotelaria, é um complexo que pode agrupar vários serviços: sala de ginástica, sauna, massagem, piscina, salão de beleza e outros.

​

Forfait
Roteiro de viagens desenvolvido de acordo com a preferência de cada passageiro.

​

No show
É o não comparecimento do passageiro, no dia e horário marcado, para utilização de um serviço adquirido (mais usado para embarque em Cias Aéreas e hospedagem).

​

Overbooking 

É termo utilizado por empresas que se refere a prática de vender um serviço em quantidade maior do que a capacidade que a empresa pode fornecer.

​

Outlet
Ponta de fábrica. Lojas que vendem a "preço de fábrica". Overbooking
Comercialização de bilhetes aéreos ou apartamentos em número acima dos disponíveis para ocupação.

​

Receptivo
É a agência credenciada pela empresa operadora da viagem, para receber os passageiros nos destinos e realizar os passeios incluídos na programação.

​

Stand by 
Situação do passageiro que aguarda resposta sobre algum serviço solicitado (confirmação de passagem aérea, viagem, hotel, trem, etc).

​

Traslado/Transfer
É o transporte terrestre de um passageiro. Pode ser "in/out", quando tratar-se do traslado de chegada/saída de um passageiro, em determinada cidade (Transporte do Aeroporto até o hotel e vice versa).

​

Upgrade 
Serviço adquirido de uma categoria mais em conta e oferecido como "cortesia", uma categoria superior por hotéis, navios, Cias. Aéreas.

bottom of page